Vamos entender alguns termos sobre a transição da menopausa ?


Termos relacionados á menopausa

* Amenorreia: ausência de menstruação; que pode ocorrer em outros períodos da vida, como na gravidez, em algumas doenças e uso medicamentos.

* Climatério: fase que marca a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, onde há diminui a produção de estrogênio e a menstruação normalmente começa a ficar irregular até a sua interrupção.

* Histerectomia total: procedimento cirúrgico para se remover completamente o útero (inclusive colo uterino).

* Histerectomia sub total: procedimento cirúrgico parcialmente o útero preservando o colo uterino

* Menopausa fisiológica: é a parada espontânea da menstruação por período superior a 12 meses, decorrente do processo fisiológico de perda da função ovariana e diminui a produção de estrogênio. Pode ocorrer entre 40 e os 55 anos, mas a média entre as brasileiras é 48 anos.

* Menopausa prematura: é a cessação da função ovariana em faz da vida da mulher, ou seja, antes dos 40 anos.

* Peri menopausa: é o período que precede a menopausa, quando se iniciam as mudanças endocrinológicas e metabólicas que caracterizam o declínio da função ovariana que, por fim, culminará na chegada da menopausa propriamente dita.

*Pós-menopausa: termo genérico que se refere ao período da vida após a menopausa; indica a conclusão da menopausa; alerta para o fato de que qualquer sangramento deixa de ser natural.

*Pré-menopausa: período que se inicia por volta dos 45 anos, em que a mulher se queixa de sintomas e sinais de desconforto; a menstruação ainda não cessou, mas é bastante irregular.

*Salpingo-ooforectomia: cirurgia para remoção dos ovários e das tubas uterinas.

*Senescência: fase da vida que se estende dos 60 aos 75 anos

*Velhice: inicia-se aos 75 anos.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo